Seja bem-vindo (a) ao blog "Química no DJB"! Este é um espaço dos estudantes do Colégio Estadual Dom João Braga (Pelotas, RS) para divulgação de suas produções nas aulas de Química a partir de 2013. É um espaço de valorização dessas produções e de troca de aprendizagens, com estímulo à criatividade e à reflexão. Aqui serão publicados textos, imagens, fotos, vídeos que venham a ser produzidos nas aulas de Química, sempre com a mediação do professor deste componente curricular, quem vos escreve. =D Além disso, esta é mais uma via de comunicação professor-estudantes para possam ser disponibilizados materiais para as atividades a serem desenvolvidas. Explore os tópicos, comente-os!

domingo, 19 de janeiro de 2014

Literatura Científica: indicações para ensinar ciências ou apenas para o prazer da leitura

Uma das dificuldades que os professores de ensino médio de muitas áreas observam em seus estudantes é que eles têm deficiências na interpretação de textos, dificuldades de foco na leitura e, por consequência, dificuldades de aprendizagem. Obviamente as dificuldades de aprendizagem não se restringem a isto, não me entendam mal. Quero questionar o que estes alunos têm sido estimulados a ler. Será que as leituras exigidas aos estudantes são realmente atrativas? Aliás, elas devem ser apenas atrativas? Bom, daí eu posso ser questionado sobre o que a querida Química tem a ver com a leitura. Na verdade, tudo! Pensando na desfragmentação do ensino de ciências, não podemos pensar que os estudantes devam se dedicar à leitura apenas nas aulas de português e literatura. Isto seria muito limitado de nossa parte. A linguagem (e não só a escrita, mas a visual, corporal, etc.) é necessária em todas as áreas e ela é uma das poderosas ferramentas de aprendizagem. Como diz meu querido professor da Faculdade de Educação da UFPel, "Todo professor é professor de português". Logo, penso que estimular as leituras nas aulas de Química, Física e Matemática ou até mesmo inseri-las no planejamento de aula seja essencial e estaremos contribuindo para minimizar aquelas dificuldades do início do texto. 

Bom, e por que não utilizarmos de uma literatura sobre ciência que seja agradável e que estimule o pensamento reflexivo?

Chamo de "literatura científica" (e perdoem se já há algum conceito restrito a este termo) aos textos ou obras literárias que se dediquem a explorar o universo da ciência, seja de ficção ou não! Abaixo, indico alguns livros de literatura científica que são bem interessantes e onde eles estão disponíveis para compra tanto novos quanto em sebo (Estante Virtual):

1. O primeiro da lista é o livro "Oxigênio" de Carl Djerassi e Roald Hoffmann
A peça tem como tema a questão da prioridade da descoberta científica e da ética na ciência. Trata-se de uma ficção que mistura protagonistas históricos reais com personagens fictícios modernos. O Comitê Nobel de Química reúne-se em Estocolmo para decidir a respeito da concessão de um Prêmio Nobel retroativo, em comemoração do centenário do Prêmio Nobel, no ano de 2001. Depois de alguma discussão, decide-se que o prêmio será dado ao descobridor do oxigênio. Só que há três candidatos, Lavoisier, Scheele e Priestley (http://www.sbq.org.br/27ra/oxigenio.htm). 
A peça é bem envolvente e você mal consegue esperar para ler o fim. A obra pode ser adquirida aqui: http://www.estantevirtual.com.br/q/carl-djerassi-e-roald-hoffmann-oxigenio
2. A próxima dica é de um dos autores da primeira obra: Carl Djerassi. "O Dilema de Cantor" não é sobre música, "Cantor" é o sobrenome do personagem principal mesmo).
Ambientado nos bastidores da ciência dos EUA, este livro conta a história do professor Isidore Cantor. Ele desenvolve uma teoria revolucionária sobre o câncer, que pode lhe dar o Prêmio Nobel. Para isso, precisa apenas comprová-la por meio de um difícil experimento. A tarefa acaba ficando a cargo do talentoso assistente de Cantor, Jeremiah Stafford. Tudo corre bem no laboratório e os dois são saudados como gênios pela comunidade científica. Mas um bilhete anônimo lança suspeitas de fraude sobre Stafford e o experimento, colocando Cantor num dilema ético: aceitar a glória ou investigar o suposto erro, correndo o risco de ver sua teoria mostrar-se falha? O romance é narrado em tom de paródia, ironizando a arrogância do mundo fechado dos cientistas, bem como suas dificuldades em relacionamentos pessoais. Personagens como Celestine Price, a ambiciosa namorada de Stafford, e Kurt Krauss, o rival de Cantor, ajudam a compor um painel das pequenas traições, alegrias e tristezas da carreira acadêmica, em situações familiares a qualquer pesquisador, estudante ou professor universitário. Djerassi mostra que o mundo do campus é apenas um microcosmo da sociedade, com seus jogos de prestígio e sua luta pelo poder (http://www.skoob.com.br/livro/61944-o_dilema_de_cantor). 
O livro pode ser adquirido aqui: http://www.estantevirtual.com.br/q/O-dilema-de-cantor

3. Para introduzir a próxima obra, darei espaço a uma resenha publicada na Revista Química Nova feita pelo prof. Roberto de Barros Faria que descreveu muito bem a proposta de utilizar este tipo de literatura científica seja no ensino superior, seja no ensino médio. Ele diz:
"Após muitos anos ministrando a disciplina de Química Geral, sempre busquei motivar ao máximo meus alunos. Esta certamente é uma preocupação constante de todos nós, professores de química de nível superior, tanto em relação aos alunos que escolheram a química como carreira como para aqueles que fazem outros cursos mas têm a química como matéria obrigatória. No caso dos professores do segundo grau, a responsabilidade é ainda maior pois a escolha de uma carreira ligada à química poderá sofrer influências decisivas a esta altura da formação dos nossos jovens. Assim, foi com grande satisfação que, por indicação de um aluno de pós-graduação, li o livro "Tio Tungstênio - Memórias de uma infância química", de Oliver Sacks, do qual não havia ouvido falar até então e cujo conteúdo considero muito motivador para todo jovem que esteja cursando Química Geral no nível superior ou Química no segundo grau, onde é obrigatória." (FARIA, R. B. Resenha: Tio Tungstênio - Memórias de uma infância química. Química Nova, v. 26, n 4, 2003.)

Sobre a obra: A vida de Oliver Sacks é marcada por uma curiosidade fora do comum. Em Tio Tungstênio, ele relembra sua infância, impregnada de recordações sobre o comportamento misterioso dos materiais. Desconfiando de que existiam leis e fenômenos escondidos por trás do mundo visível, o jovem Oliver se perguntava: "Como o carvão podia ser feito da mesma matéria que o diamante? Do que eram feitos o Sol e as estrelas?".
Cada etapa de suas descobertas sobre a luz, o calor, a eletricidade, a fotografia, o átomo, os raios X e a radioatividade é relembrada para conduzir o leitor pela história da química, apresentando as pesquisas e inovações de nomes como Lavoisier, Mendeleiev, Marie Curie, Robert Boyle e Niels Bohr, entre outros. A escrita envolvente de Sacks aproxima poesia e ciência por meio de recordações que são, a um só tempo, investigações intelectuais e episódios de amadurecimento afetivo.
As invenções da infância - por exemplo, um experimento com rabanetes para tentar provar a existência de Deus - e os anos traumáticos de colégio interno contribuíram para que ele buscasse refúgio na prática científica. Nascido numa família de cientistas, Sacks encontrou incentivo para sua vocação. Tio Dave fabricava lâmpadas de tungstênio e, na cabeça fantasiosa do menino Oliver, tinha as mãos, os pulmões e os ossos encharcados do metal escuro e pesado. Para as crianças da família, tio Dave era dotado de força e resistência sobre-humanas - era o tio Tungstênio. (Disponível em: 
http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=11468)
O livro está disponível para compra aqui: http://www.estantevirtual.com.br/q/tio-tungstenio

Espero que tenham gostado das indicações. Espero enriquecer esta lista ao longo do tempo. Sugestões de literatura científica que os tenham agradado serão muito bem-vindas!

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