Seja bem-vindo (a) ao blog "Química no DJB"! Este é um espaço dos estudantes do Colégio Estadual Dom João Braga (Pelotas, RS) para divulgação de suas produções nas aulas de Química a partir de 2013. É um espaço de valorização dessas produções e de troca de aprendizagens, com estímulo à criatividade e à reflexão. Aqui serão publicados textos, imagens, fotos, vídeos que venham a ser produzidos nas aulas de Química, sempre com a mediação do professor deste componente curricular, quem vos escreve. =D Além disso, esta é mais uma via de comunicação professor-estudantes para possam ser disponibilizados materiais para as atividades a serem desenvolvidas. Explore os tópicos, comente-os!

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Por que as folhas ficam com cores diferentes?

As folhas possuem clorofila, o que as tornam verdes. Mas todas as plantas verdes também carregam um conjunto de substâncias químicas chamadas carotenóides. Por conta própria, estes parecem amarelo ou laranja - os carotenóides dão cor ao milho e a cenoura, por exemplo, mas eles são invisíveis por baixo da cor verde de uma folha na maior parte do ano. No outono, quando as folhas estão chegando ao fim de seu ciclo de vida, a clorofila se quebra e o amarelo-laranja é revelado. "A cor de uma folha é perdida, como lápis em um pedaço de papel", diz David Lee , professor da Florida International University, que estuda a cor da folha desde 1973.

A maioria das árvores evoluíram para produzir um conjunto diferente de produtos químicos, chamados antocianinas, quando é brilhante e frio no outono. As antocianinas têm um tom avermelhado e são responsáveis ​​pela cor do mirtilo. Elas também aparecem em folhas recém-germinadas, o que explica seu tom avermelhada. Onde clorofila e antocianinas coexistir , a cor de uma folha pode correr para o bronze. Em concentrações altas o suficiente, as antocianinas farão uma folha parecer quase roxa, como madeira de carvalho japonesa.

Cores mais monótonas de outono se formam quando as folhas realmente morrem e os cloroplastos perdem sua funcionalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário