Disponibilizo AQUI o link para download dos "slides" da última aula que tivemos. Nela, discutimos um pouco das transformações da matéria, exercitamos o "olhar científico" e a importância da criarmos a dúvida no processo de investigação de fenômenos.
Vimos também que há bastante tempo se buscam respostas para as transformações na matéria, sejam respostas místicas como as dos alquimistas, sejam respostas investigativas e racionais como nas ciências. Assim, conhecemos um pouco da alquimia e como ela contribuiu para surgimento ou desenvolvimento da Farmacologia, da Medicina e da Química.
Deixo aqui um trecho sobre a alquimia árabe e a transmutação de metais que pode sintetizar bem o que discutimos em aula:
"São claras, nos relatos da época, as descrições da busca da transmutação de metais menos nobres em ouro e do elixir vital. Na alquimia arábica está muito presente a ideia de que o enxofre (ou fogo) e o mercúrio (líquido) constituem elementos primários que, quando combinados, produzem ouro. O ouro é considerado um metal sadio, enquanto os outros metais (doentes) devem ser tratados para, quando curados, se transmutarem eu ouro. Assim, a transmutação de metais em ouro não era apenas um processo físico, mas o envolvimento de um princípio superior que operava no mundo natural e estava ligado à ideia de um "elixir" que era ele mesmo relacionado com conceitos alquímicos de morte e de ressurreição.
Trecho do livro "A Ciência Através dos Tempos" de Atico Chassot, Editora Moderna, 7ª edição, p. 64, 1997.
Imagens que ilustram a "RETORTA", um objeto criado pelos alquimistas. Atualmente a retorta foi substituída pelos sistemas de destilação, uma das técnicas para separação de de misturas de substâncias.
Sistema de destilação simples utilizado atualmente para separação de misturas de substâncias. |
Para acessar mais informações sobre a Alquimia, podem acessar o link Alquimiando a Química e conheçam mais um pouco sobre este assunto!
Veremos nas próximas aulas como a Química se desenvolveu, desde as primeiras ideias de divisão da matéria até os primeiros modelos de átomo.
Bons estudos!